Cachos de guaraná

©CI

Corte palmito, MA

Paulo Gil, Citibank

CELB

O Center for Environmental Leadership in Business – Centro de Liderança Ambiental para Empresas (CELB) é uma divisão da CI que dialoga com o setor privado para buscar soluções para os problemas ambientais onde a indústria tem um papel crucial.

O CELB trabalha com as empresas para criar novas práticas que permitam menor impacto sobre os ecossistemas naturais, contribuam para a conservação da biodiversidade e gerem valor para as empresas que as adotem.

Viabilizado graças a uma contribuição de US$ 25 milhões da Ford Motor Company por um período de cinco anos, o CELB foi fundado em 2001, em Washington, EUA. Em 2002, iniciou seus trabalhos no Brasil, a partir da criação de uma base de operações em Belo Horizonte.

Os esforços do CELB no Brasil são direcionados a setores que causam sensíveis impactos ao meio ambiente como agricultura e pesca, energia e mineração, turismo e transportes. Alguns dos projetos iniciais para esses setores são:

  • Agricultura e pesca: reunir empresas importantes do setor alimentício, como a Bunge Alimentos e Bunge Fertilizantes, e suas cadeias de fornecimento para redução do impacto ecológico em fazendas e incentivar a criação de reservas particulares no Corredor Cerrado-Pantanal.
  • Energia e mineração: conjugar os esforços de ambientalistas e empresas líderes de mercado para reduzir o prejuízo ecológico resultante dos métodos de exploração de minérios e petróleo, analisando também suas operações de transporte.
  • Reflorestamento: pesquisar estratégias para envolver empresas do setor florestal na conservação e recuperação da Mata Atlântica e na criação de reservas privadas.
  • Turismo: avaliar os impactos do turismo em ecossistemas ameaçados no Brasil e indicar como o setor pode atuar de forma positiva para a conservação da biodiversidade. Merecem atenção prioritária as regiões turísticas da costa brasileira que coincidem com a Mata Atlântica.
  • Transporte: minimizar impactos causados pela emissão de gases de efeito estufa no clima do planeta.

No Brasil há oportunidades concretas para que ambientalistas e líderes de mercado trabalhem em parceria no desenvolvimento de práticas industriais inteligentes, que considerem a relação entre meio ambiente e lucratividade. Ao reduzir o impacto ambiental, essas práticas geram valor agregado para a empresa perante a comunidade, clientes, funcionários e acionistas.

Para conhecer as ações globais do CELB, visite www.celb.org

mudas

Haroldo Palo Jr.

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade