Cachos de guaraná

©CI

Ema, Cerrado

Haroldo Palo Jr.

Agronegócios

O Brasil tem 8,5 milhões de km². As propriedades rurais ocupam uma área de 3,5 milhões de km², quase a metade do território brasileiro. O complexo agroindustrial é responsável por mais de 20% do Produto Interno Bruto do país. A importância do setor de agronegócios na conservação da natureza é, portanto, fundamental. Além disso, as empresas de agronegócio podem auferir lucros com o reconhecimento público de que suas atividades, ajudando a preservar os recursos naturais e garantindo o suprimento de alimentos.

A proposta de integração dos sistemas produtivos à preservação da biodiversidade em larga escala é perfeitamente viável no setor. A CI-Brasil e o Centro para Liderança Ambiental em Empresas (Celb, da sigla em inglês) estão desenvolvendo parcerias com empresas líderes em commodities agrícolas para atingir todos os níveis da cadeia produtiva e incentivar a utilização de práticas que proporcionem resultados efetivos para a conservação ambiental na Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica.

A CI-Brasil participou do Grupo Técnico da Moratória da Soja, que reúne ONGs e empresas do agronegócio da soja, representadas pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e pela Associação Brasileira dos Exportadores de Cereais (Anec). Como resultado dessa ação, as empresas do agronegócio da soja se comprometeram a não comercializar soja plantada depois de outubro de 2006 em áreas desmatadas na Amazônia brasileira a partir de 24 de junho do mesmo ano.

plantação no cerrado

© CI

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade