Corredor de Biodiversidade Cuiabá–São Lourenço

Com 10.091.600 hectares, o Corredor de Biodiversidade Cuiabá - São Lourenço se estende por 25 municípios, divididos entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As características de vegetação e relevo variam entre áreas de planalto, planícies e morrarias, com elementos do Cerrado, da Amazônia, da Mata Atlântica e do Chaco, o que lhe confere uma grande variedade de espécies animais e vegetais. No Corredor, nasce o rio São Lourenço, um dos principais afluentes da Bacia do Alto Paraguai.

A região possui dois importantes parques nacionais, o PARNA do Pantanal Mato-grossense e o da Chapada dos Guimarães, além de cinco parques estaduais. A Conservação Internacional e a Fundação Ecotrópica desenvolvem ações para a proteção desse patrimônio natural, mapeando as pressões da ocupação humana sobre os recursos naturais e indicando novas áreas com relevante interesse para a conservação.

O incentivo à criação e implementação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural é outra atividade que contribui para aumentar as áreas protegidas neste Corredor. Essa estratégia é fortalecida pela Associação dos Proprietários de RPPNs do Estado de Mato Grosso, criada em 2006.

Na porção mato-grossense do Corredor localizam-se os municípios de Alto Araguaia, Rosário Oeste, Campo Verde, Cáceres, Cuiabá, Dom Aquino, Nossa Senhora do Livramento, Jaciara, Poconé, Santo Antônio do Leverger, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Rondonópolis, Barão de Melgaço, Itiquira, Jangada, Poxoréo, Várzea Grande, Pedra Preta, Acorizal e Chapada dos Guimarães. Já a porção sul-mato-grossense engloba os municípios de Corumbá, Coxim, Pedro Gomes e Sonora.

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade