Preguiça-de-coleira, Bradypus tridactylus

Haroldo Palo Jr.

Porco Espinho, MA

Ilmar Bastos

Aliança para Conservação da Mata Atlântica

A Aliança para Conservação da Mata Atlântica é uma parceria entre a CI-Brasil e a SOS Mata Atlântica, que inaugura um novo conceito de colaboração para a conservação da biodiversidade. Pela primeira vez, uma instituição nacional e outra com projeção internacional unem-se sem perder sua identidade e trabalham com igual nível de decisão e responsabilidade para interromper o atual processo de destruição e extinção de espécies na Mata Atlântica.

Inspirada na visão do "Desmatamento Zero" e "Perda de Espécies Zero", compartilhada pela Rede de ONGs da Mata Atlântica, a parceria entre a SOS Mata Atlântica e a CI-Brasil está tendo sucesso em razão da complementaridade entre as duas entidades.

A SOS Mata Atlântica é uma das maiores organizações ambientalistas do país e atua fortemente na área de políticas públicas. Essa organização divulgou, entre os brasileiros, informações sobre a Mata Atlântica, seu rico patrimônio e seu alto grau de ameaça.

A CI-Brasil, por sua vez, está presente em todas as regiões brasileiras e tem priorizado suas atividades na Mata Atlântica, desenvolvendo pesquisas científicas e modelos em conservação.

Além de realizar o seu objetivo principal, o de proteger a Mata Atlântica, a Aliança incentiva o estabelecimento de novas parcerias e o desenvolvimento de projetos de conservação de grande impacto.

A Aliança vem desenvolvendo importantes projetos com destaque para a Coordenação do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos para a Mata Atlântica; o Programa de Incentivo às RPPNs; e o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica. Em 2005, lançou o Portal dos Corredores de Biodiversidade da Mata Atlântica, que traz conteúdo sobre os três corredores do bioma, como dados biológicos, mapas, lista de organizações atuantes na região, eventos, leis e programas de governo etc. O objetivo é disseminar informações, fomentar o debate e incentivar a participação de instituições ambientalistas, cientistas e da sociedade em geral nas decisões ambientais da região. Clique no link abaixo para acessar.


Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade