Marinhos - MMAS 01 - G. Allen

Gerald Allen

Marinhos - MMAS 02

Gerald Allen

Marinhos - MMAS 03

Tim Werner

Ciência para o Manejo de Áreas Marinhas Protegidas

O Programa “Ciência para o Manejo de Áreas Marinhas Protegidas” - MMAS (Marine Management Area Science Program, em inglês) é uma iniciativa da Conservação Internacional que busca contribuir para o planejamento, diagnóstico e monitoramento de Áreas Marinhas Protegidas - AMPs, aliando conhecimentos científicos e práticas de conservação. Um dos objetivos do programa é compreender como as AMPs podem contribuir para a conservação da biodiversidade marinha local e para a melhoria na qualidade de vida das populações costeiras, promovendo uma convivência saudável entre as comunidades costeiras e os ecossistemas marinhos.



O foco do programa MMAS está nos ecossistemas tropicais costeiros em diferentes partes do mundo. No caso do Brasil, o Programa Marinho coordena sua realização na região dos Abrolhos , sul da Bahia. Implantado em 2006, o programa vem apresentando resultados importantes relacionados ao monitoramento ecológico, monitoramento socioeconômico e cultural, mapeamento de habitats e à conectividade dos ambientes marinhos. Unindo estudos científicos, conservação dos recursos naturais e proteção do modo de vida e cultura das comunidades locais, o MMAS contribui para a sustentabilidade das atividades pesqueiras da região.



Os dados e informações obtidos ao longo do programa MMAS resultaram em importantes pesquisas e publicações científicas  sobre os benefícios e desafios das áreas protegidas na região. Em 2008, pesquisadores atestaram que a existência das áreas protegidas foi um fator decisivo para o aumento no tamanho e volume dos peixes com importante valor comercial no interior destas unidades conservadas. O desenvolvimento dos peixes dentro das áreas protegidas tornou possível, ainda, a migração de indivíduos para a parte externa das áreas fechadas à pesca, repovoando a população marinha do entorno e dinamizando a pesca local.



Sempre em busca de soluções para aumentar a efetividade da conservação marinha, o MMAS utiliza os mais recentes recursos científicos, para avaliar os regimes de gestão das Áreas Marinhas Protegidas, gerando conhecimento sobre os ecossistemas locais e suas contribuições para as comunidades ribeirinhas. O conhecimento científico gerado é transmitido às comunidades locais e aos agentes do governo em formatos de fácil acesso e compreensão, visando democratizar o acesso às informações disponíveis, subsidiando o processo de tomada de decisões sobre a gestão das AMPs.



 

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade