Marinhos - SP 03

Fausto Campos

Marinhos - SP 08

©CI, Rodrigo Moura

Marinhos - SP 02

Marcio Martins

Litoral de São Paulo

Com 700 km de extensão, o litoral de São Paulo compreende uma ampla diversidade de ecossistemas, incluindo estuários, manguezais, restingas, cavernas, rios, costões rochosos, praias arenosas e cerca de 149 ilhas, ilhotas e lajes. Algumas ilhas, maiores e mais próximas da costa, já mostram sinais dos impactos da ocupação humana. Outras, com menor área e mais afastadas do litoral, ainda apresentam ecossistemas relativamente bem conservados. Do total de 149 ilhas, apenas 14 (9,3%) possuem suas áreas marinhas legalmente resguardadas. Além disso, somente 0,7% da área total do Mar Territorial em São Paulo está protegida, fração muito aquém dos níveis recomendados internacionalmente.

Apesar da importância da sua biodiversidade, o grau de proteção ambiental neste trecho do litoral brasileiro ainda é bastante insatisfatório, frente aos diversos impactos causados há décadas pela atividade humana. Os ecossistemas do litoral de São Paulo vêm sendo ameaçados pela especulação imobiliária, com pressões para a implantação de empreendimentos destinados ao lazer, bem como pelo turismo predatório e pelas atividades portuárias e industriais.

Os esforços da CI-Brasil em São Paulo visam o apoio ao estabelecimento de uma Rede de Áreas Marinhas Protegidas (AMPs) ao longo da costa, visando à proteção de parcelas representativas da biodiversidade marinha e à recuperação de estoques pesqueiros sobre-explorados. Em parceria com a Sociedade de Defesa do Litoral Brasileiro – SDLB, o Programa Marinho da CI-Brasil apoiou a implementação de um amplo projeto de conservação alicerçado no conhecimento científico da região, direcionando esforços para quatro unidades de conservação: a Estação Ecológica dos Tupinambás, a Estação Ecológica dos Tupiniquins, o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos e a Área de Relevante Interesse Ecológico das Ilhas da Queimada Grande e Queimada Pequena, entre os anos de 2006 e 2007.

No final de 2008, a CI-Brasil apoiou a criação das Áreas de Proteção Ambiental Estaduais do Litoral Norte, Litoral Centro e Litoral Sul de São Paulo, que abrangem uma área aproximada de 1.200.000 hectares de ambientes marinhos, insulares e costeiros. A criação destas unidades representa um dos maiores avanços na conservação marinha do Brasil nesta década.

Marinhos - SP 04

©CI, Rodrigo Moura

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade