Marinhos - Bio Abrolhos 01

Gerald Allen

Marinhos - Bio Abrolhos 02

Gerald Allen

Marinhos - Bio Abrolhos 03

Gerald Allen

Biodiversidade

Abrolhos apresenta a maior concentração de recifes da costa brasileira, com várias espécies endêmicas, como o coral-cerébro (Mussismilia braziliensis), que só é encontrado no litoral da Bahia. A região possui também a maior biodiversidade marinha conhecida do Atlântico Sul. Inúmeros invertebrados, peixes, quelônios, aves e mamíferos marinhos compõem a rica fauna da região. Em um levantamento da biodiversidade local (RAP – Rapid Assessment Program, em inglês), foram registradas aproximadamente 1300 espécies na região, sendo 45 delas consideradas ameaçadas de extinção segundo as listas da IUCN (2003) e do IBAMA (2003 e 2004).



Cerca de 28% das espécies de cetáceos registradas no Brasil são encontradas em Abrolhos, sendo que este percentual pode ser ainda maior. Os mais abundantes são as baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) que de julho a novembro formam em Abrolhos a maior concentração desta espécie registrada na costa brasileira, para amamentar seus filhotes e acasalar. Além desses animais, tartarugas verde (Chelonia mydas), de pente (Eretmochelys imbricata), de couro (Dermochelys coriacea) e cabeçuda (Caretta caretta), que integram as listas de animais ameaçados, encontram na região dos Abrolhos importantes áreas de alimentação e reprodução. As aves residentes e migratórias também utilizam a região para se alimentar e nidificar nas ilhas do arquipélago, como a grazina (Phaethon aethereus), os atobás mascarado e marrom (Sula dactylatra e S. leucogaster) e os beneditos (Anous stolidus).



Apesar dos significativos estudos já desenvolvidos na localidade, o conhecimento das áreas-chave para conservação da biodiversidade na região dos Abrolhos ainda é insuficiente. Considerando este quadro, o Programa Marinho da CI-Brasil desenvolve atividades contínuas de pesquisa e monitoramento, bem como ações conjuntas com as comunidades costeiras, para fortalecer a gestão participativa e a ampliação da rede de áreas protegidas na região.

Marinhos - Bio Abrolhos 04

Enrico Marone

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade