Tamanduá, Cerrado

Haroldo Palo Jr.

Ema, Cerrado

Haroldo Palo Jr.

Unidades de Conservação

Parque Estadual do Jalapão
O P.E. do Jalapão é uma área de proteção integral localizada no município de Mateiros, no estado do Tocantins. Possui 158.885 hectares e sua criação data de 2001. O Parque contém as nascentes de afluentes do Rio Tocantins e do Rio São Francisco, o que lhe confere grande importância ecológica.

Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba
O P.N. das Nascentes do Rio Parnaíba é uma área de proteção integral. Seus 733.160 hectares estão distribuídos nos estados da Bahia, Maranhão, Tocantins e Piauí. O objetivo principal de sua criação, em julho de 2002, foi a proteção das nascentes do Rio Parnaíba. Esse rio é o segundo maior do nordeste e tem sofrido com o desmatamento de suas margens para pastagem de gado e com o avanço das fronteiras agrícolas.

A vegetação é típica de cerrado, com influências de caatinga. A fauna ainda é pouco estudada, mas há probabilidade de ocorrência de espécies raras e ameaçadas, como o veado-campeiro (Ozotocerus bezoarticus), a jaguatirica (Leopardus pardalis), a onça-pintada (Panthera onca), o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), o tatu-canastra (Priodontes maximus) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla). Entre as aves, estão a águia cinzenta (Harpyhaliaetus  coronatus) e a arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus).

Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins
A E.E. da Serra Geral do Tocantins compreende porções do Tocantins e da Bahia. Totaliza uma área de 716.306 hectares, sendo a maior unidade da categoria. Foi criada em 2001 para proteger e preservar amostras dos ecossistemas do Cerrado, bem como propiciar o desenvolvimento de pesquisas científicas.

A vegetação é dominada por paisagens de cerrado aberto, campo sujo e cerrado. Abriga animais ameaçados, como o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), a arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) e o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus). Estudos recentes na unidade possibilitaram o incremento de informações sobre uma rica fauna de pequenos mamíferos e répteis. 

Por ter sua área contemplada na principal opção para a execução do projeto de transposição do Rio São Francisco, a unidade encontra-se sob séria ameaça.

Área de Proteção Ambiental Estadual do Jalapão
A A.P.A. Estadual do Jalapão situa-se em Tocantins. Foi criada em 2002 e possui 303.000 hectares. É uma área de proteção integral.

Reserva Particular do Patrimônio Natural Minnehaha
A R.P.P.N. Minnehaha, criada em 1996, possui 745 hectares e localiza-se no município de Almas, no estado de Tocantins. A CI-Brasil, o IBAMA e a equipe da E.E. Serra Geral do Tocantins desenvolvem o Projeto de seu Plano de Utilização, que visa adequar a RPPN às ações de conservação ambiental, redução de impacto humano e integração das comunidades vizinhas.

Queixada, Cerrado

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade