Tamanduá, Cerrado

Haroldo Palo Jr.

Ema, Cerrado

Haroldo Palo Jr.

Corredor Jalapão-Oeste da Bahia

O Corredor de Biodiversidade do Jalapão possui uma área de aproximadamente três milhões de hectares. Localiza-se na porção leste de Tocantins, na divisa entre Piauí, Maranhão e Bahia. O corredor abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Novo Acordo, Rio da Conceição, Almas, Cristalândia do Piauí, Lagoa do Tocantins, Corrente, Formosa do Rio Preto, São Gonçalo do Gurgueia, Barreiras do Piauí, Rio do Sono, Lizarda e Alto Parnaíba. A CI-Brasil trabalha para implementar o corredor desde 2004.

O Jalapão é conhecido por sua beleza paisagística e pelas ótimas alternativas de ecoturismo. O corredor é caracterizado por uma grande diversidade de ambientes e pela alta biodiversidade. Abriga espécies endêmicas, que só ocorrem nessa região, e espécies ameaçadas. Está inserido na Bacia Araguaia-Tocantins.

Cinco unidades de conservação integram o corredor, totalizando uma área de 1.912.416 hectares. São elas: o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins, a Área de Proteção Ambiental Estadual do Jalapão e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Minnehaha. 

A região é alvo de diversos estudos científicos e ações de conservação. Atualmente, os esforços concentram-se na busca por alternativas sustentáveis de utilização dos recursos naturais, incluindo atrativos turísticos, de forma a garantir a manutenção desses para as gerações futuras.

 

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade