Fique por dentro

Siga nosso Twitter

Acesse nosso canal

Junte-se a nós no Facebook

Seminário discute alternativa de conservação em Recife

Encontro promove debate sobre Pagamento por Serviços Ambientais e apresenta os resultados do primeiro projeto realizado no Nordeste

Belo Horizonte, 31 de agosto de 2012

O Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) promove, no dia 3 de setembro, o II Seminário Pernambucano sobre Pagamento de Serviços Ambientais (PSA). O evento, realizado no Auditório da Livraria Cultura, no Recife, a partir das 14h, é a primeira iniciativa do Núcleo de Formação em Ciência & Tecnologia Ambiental do Nordeste, do Cepan.

A proposta do Pagamento de Serviços Ambientais é conceder benefícios às pessoas que preservam as áreas naturais ou conservam os espaços já manejados pelo homem. Dessa forma, os serviços (e bens) ambientais que os ecossistemas oferecem para o homem, como água, ar puro, alimentos e equilíbrio climático, por exemplo, estariam sendo incentivados e gerando renda. A formatação de contratos de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) entre os diferentes setores da sociedade se mostra como uma alternativa de viabilizar economicamente a conservação desses serviços essenciais para a população humana e para os diversos setores da economia.

Sendo assim, os organizadores do evento pretendem retomar as discussões sobre PSA em Pernambuco, iniciada em 2010, mas ter este ano o foco sobre as perspectivas nacionais e apresentar experiências da iniciativa privada realizadas no Brasil. Além disso, o evento também pretende socializar os resultados do Projeto Água do Parque, iniciativa pioneira no Nordeste realizada no Parque Dois Irmãos, que é uma Unidade de Conservação.

O evento é dirigido a líderes empresariais, acadêmicos, pesquisadores e organizações da sociedade civil organizada, cujas políticas e programas possam se beneficiar desse mecanismo econômico para financiamento de atividades de adequação ambiental, conservação dos recursos hídricos e biodiversidade. Os interessados em participar podem solicitar o formulário por meio do e-mail comunicacao@cepan.org.br

Água do Parque – O projeto é uma realização do Cepan, financiada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) com recursos do Atlantic Forest Conservation Fund (AFCOF). É realizado em parceria com a Conservação Internacional, Empresa Monsanto, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco (SEMAS), Parque Estadual Dois Irmãos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e a Associação para a Mata Atlântica do Nordeste (AMANE).

Serviço:
O quê: II Seminário Pernambucano sobre Pagamento de Serviços Ambientais
Quando: 3 de setembro, segunda-feira. A partir das 14h.
Onde: Auditório da Livraria Cultura - Paço Alfândega. R. Madre de Deus, s/n. Recife (PE).

Outras Informações:
Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste
Fone: (81) 3453-9102
E-mail: comunicacao@cepan.org.br

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade