Fique por dentro

Siga nosso Twitter

Acesse nosso canal

Junte-se a nós no Facebook

Novo Livro: "Vivendo no Cerrado e Aprendendo com Ele"

Livro paradidático retrata a biodiversidade do Cerrado para alunos e professores

Goiânia, 04 de novembro de 2004

O Cerrado ocupa cerca de 22% do território nacional, é considerada uma das regiões mais ricas e ameaçadas do planeta e, se continuar sendo tratada com descaso, pode desaparecer até 2030. Com o objetivo de facilitar o ensino e a pesquisa de professores e alunos sobre esse ameaçado bioma, a Editora Saraiva e a ONG Conservação Internacional (CI-Brasil) lançam hoje o livro VIVENDO NO CERRADO E APRENDENDO COM ELE. Às 18 horas, no V Fórum de Educação Ambiental, em Goiância, o autor - Marcelo Bezerril - fará uma sessão de autógrafos.

Marcelo Bezerril é biólogo, doutor em ecologia e professor do Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Na última década, vem desenvolvendo pesquisas sobre a ecologia do Cerrado e da educação ambiental local. O livro revela aspectos da paisagem, da fauna e da flora do bioma, que tem enorme potencial medicinal e alimentício. Além disso, os leitores contam com uma avaliação dos principais impactos sofridos pelo Cerrado e encontram sugestões para reverter o quadro de devastação, usando a educação formal e não-formal.

Ilustrado por imagens representativas do Cerrado, o livro também possui seções para estimular a pesquisa, a reflexão e o debate ("Pesquise", "Para refletir e debater", "E ainda...", "Saiba mais"), como formas de estimular ações concretas em favor da conservação. E aqueles que ainda quiserem se aprofundar no tema, encontram farta bibliografia e endereços úteis na Internet. 

"Nós realizamos revisão pedagógica da obra e a adaptamos a professores e alunos do ensino fundamental e médio", explica Viviane Junqueira, coordenadora de educação ambiental da CI-Brasil. "Além disso, elaboramos um glossário para aproximar esse público do vocabulário utilizado por pesquisadores e gestores públicos da área ambiental. Também oferecemos auxílio na pesquisa iconográfica, o que resultou em um livro amplamente ilustrado que permite aos leitores de dentro e de fora do Cerrado admirar sua flora e fauna carismática," conclui. 

A região principal do Cerrado abrange especialmente estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste: Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí e Distrito Federal. Manchas de Cerrado isoladas ainda podem ser encontradas em estados da região Norte, como Roraima, Amapá, Amazonas e Pará.

A editora desenvolveu um website (www.editorasaraiva.com.br)  com sugestões de atividades que complementam a obra. VIVENDO NO CERRADO E APRENDENDO COM ELE (80 páginas) já está disponível nas lojas da Editora Saraiva e custa R$ 24,00.

# # #

Imagens e entrevistas estão disponíveis na Conservação Internacional

#  #  #

CONTATOS COM A EDITORA SARAIVA
Assessoria de Comunicação da Editora Saraiva: (11) 3613-3334 e 3613-3357
Televendas: (11) 3933.3366 - Vendas pela Internet: http://www.saraiva.com.br

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade