Fique por dentro

Siga nosso Twitter

Acesse nosso canal

Junte-se a nós no Facebook

Pró-Viveiros apresenta os primeiros resultados do programa

Com patrocínio da Citi Foundation, iniciativa busca o desenvolvimento e a qualificação de viveiros para atender as demandas de restauração florestal da Mata Atlântica

Rio de Janeiro, 19 de abril de 2012

No dia 20 de abril, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN, o programa Pró-Viveiros apresentará os resultados do seu projeto piloto. A iniciativa é da ONG Conservação Internacional e conta com a parceria da Natural Partners e Refloresta, com apoio do Citi Brasil, e patrocínio da Citi Foundation. O Pró-Viveiros visa a implantação de um programa de desenvolvimento e qualificação de viveiros para a restauração florestal em áreas prioritárias da Mata Atlântica, no estado do Rio de Janeiro. Além da entrega dos certificados da primeira turma, a ocasião irá proporcionar a aproximação entre os produtores dos potenciais e atuais grandes demandadores de mudas do estado do Rio de Janeiro. 

Segundo Carlos Alberto Mesquita, diretor do programa Mata Atlântica da Conservação Internacional, o evento servirá também como base de apoio para a criação de uma associação de produtores de mudas na região, oportunidade em que empresas e instituições governamentais poderão conhecer os viveiros participantes do programa, bem como trocar informações sobre demandas presentes e futuras do setor. “Como próximos passos, esperamos a consolidação da associação, com a adesão de novos produtores, e a captação de investimentos, via crédito ou contratos de produção, para a implantação dos planos de negócios desenhados”, destaca o diretor do programa.
Em sua fase inicial, o Pró-Viveiros apoiou o fortalecimento de 14 viveiros, localizados em diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro, por meio de um programa de treinamento para a produção de mudas e aspectos relacionados ao empreendedorismo e gestão do negócio. Os viveiros participantes foram beneficiados também com orientação técnica para regularização da produção de mudas, facilitando o cadastro dos mesmos junto ao Registro Nacional de Sementes e Mudas – Renasem. A primeira turma do projeto é composta por produtores individuais e pequenas empresas. A capacidade de produção depende do porte dos viveiros, variando de 30 mil a 200 mil mudas por ano.
Para Mesquita, “o papel do programa Pró-Viveiros não é o de produzir mudas, mas, sim, qualificar os viveiros do estado, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista da gestão de negócios, para que a produção de sementes e mudas, elo básico fundamental da cadeia produtiva da restauração florestal, seja fortalecida e se consolide como um segmento relevante da economia verde no estado”. Ele acredita que, com a ampliação dos negócios dos viveiros, a iniciativa irá contribuir para a geração trabalho e renda em locais economicamente menos favorecidos.
Nesta primeira fase do piloto, 12 viveiros obtiveram o Registro Nacional de Produtores de Sementes e Mudas (Renasem), do Ministério da Agricultura, documento que é pré-requisito para que o viveiro seja fornecedor de grandes empreendimentos, públicos ou privados. Outros dois viveiros já possuíam o registro. Além disso, no início do projeto, nenhum dos 14 viveiros possuía um plano de negócio, documento essencial para seu planejamento e gestão. Ao final do programa, todos os viveiros participantes estarão com seus planos elaborados. 
A parceria entre a Conservação Internacional e o Citi Brasil para a realização desse projeto surge em um momento importante para o país e para o estado, com vários empreendimentos de porte em construção e a realização de dois grandes eventos esportivos. Dentro do programa de ações para as Olimpíadas de 2016, por exemplo, o governo do estado do Rio de Janeiro se comprometeu a plantar 24 milhões de árvores, sendo uma parte delas para compensar as emissões de CO2 dos jogos. Apoiar os pequenos e médios empreendedores florestais do estado em sua inserção qualificada nestas oportunidades de negócios associadas à recuperação da Mata Atlântica é a meta do Pró-Viveiros.
Sobre a Conservação Internacional
A Conservação Internacional (CI) é uma organização privada, sem fins lucrativos, fundada em 1987 com o objetivo de promover o bem-estar humano fortalecendo a sociedade no cuidado responsável e sustentável para com a natureza – nossa biodiversidade global – amparada em uma base sólida de ciência, parcerias e experiências de campo. Como uma organização não governamental (ONG) global, a CI atua em mais de 40 países, distribuídos por quatro continentes. Em 1988, iniciou seus primeiros projetos no Brasil e, em 1990, se estabeleceu como uma ONG nacional. Possui escritórios em Belo Horizonte-MG, Belém-PA, Brasília-DF e Rio de Janeiro-RJ, além de unidades avançadas em Campo Grande-MS e Caravelas-BA. Para mais informações sobre os programas da CI no Brasil, visite www.conservacao.org. ou nossa conta no twitter @CIBrasil e facebookhttp://www.facebook.com/#!/pages/Conserva%C3%A7%C3%A3o-Internacional-CI-Brasil/231538486861792
Sobre a Citi Foundation
A Citi Foundation está comprometida com o desenvolvimento econômico e a inclusão financeira de indivíduos e famílias, principalmente nas comunidades onde o banco está presente, para que possam melhorar o seu padrão de vida. Globalmente, a Citi Foundation estabelece seus objetivos estratégicos priorizando áreas como: Educação Financeira, Microfinanças, Empreendedorismo, Geração de Renda e Educação de Jovens. Informações adicionais podem ser encontradas em www.citifoundation.com.
Para mais informações, visite www.citigroup.com ou www.citibank.com.br / Twitter - @CitiBrasil / Blog - CitiBrasil.wordpress.com / YouTube - youtube.com/CitiBrasil
Mais informações à imprensa:
Coordenadora de Comunicação da CI-Brasil
Marcele Bastos – m.bastos@conservacao.org – 31 3261-3889
G&A Comunicação Empresarial
Marcelo de Andrade – marcelo.de.andrade@citi.com – 11 4009-3172
Renata Torres – renata@gaspar.com.br – 11 3037-3217
Assessoria de Imprensa Citi Brasil
Leonardo Guerra – leonardo.guerra@citi.com – 11 4009-7232

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade