Fique por dentro

Siga nosso Twitter

Acesse nosso canal

Junte-se a nós no Facebook

CI promove curso de “novas Mídias para jornalistas” no Amapá

Macapá (AP), 30 de junho de 2010

Informar os jornalistas do Amapá sobre as mais novas ferramentas para usar a internet como fonte de informação e também de divulgação por meio das chamadas “novas mídias”, como o twitter, os blogs, os sites de compartilhamento de vídeos e fotos. Esse foi um dos objetivos do curso “novas mídias para jornalistas” que aconteceu em Macapá (AP), nos dias 23 e 24 de junho, promovido pela Conservação Internacional (CI-Brasil) para profissionais de comunicação do estado. O curso foi ministrado por Daniela Ramos, professora de Novas Tecnologias da Faculdade Cásper Líbero de São Paulo.



Durante o curso, foram abordadas ferramentas mais leves de construção de blogs e programas para edição de fotos e som. Um caminho mais adequado às condições de acesso à internet no estado. “Eu gostei bastante do curso, porque foi focada à nossa própria realidade no Amapá, ter acesso a ferramentas para construção de blogs e sites mais leves faz toda a diferença aqui”, explica Dulcivânia Freitas, analista de comunicação da Embrapa-Amapá.



No curso, profissionais de veículos de comunicação, assessores de imprensa e blogueiros discutiram as melhores formas de pesquisa e divulgação das pautas socioambientais através das novas mídias, com destaque para o twitter e os blogs. “O profissional de comunicação do estado ainda carece de muitas informações, por isso é importante acontecer um curso como esse”, define Alcinéa Cavalcante, dona de um blog (www.alcinea.com) com mais de dois mil acessos diários.
“A importância de um curso como esse vem da realidade de isolamento de um estado como Amapá, porque as novas mídias estão aí justamente para quebrar essas fronteiras. Se soubermos usar essas ferramentas podemos levar o Amapá mais adiante”, resume Sílvio Carneiro, diretor da rádio Difusora de Macapá.



Para Mirella Domenich, gerente de Comunicação da CI-Brasil, a inclusão e a alfabetização digitais são essenciais para o desenvolvimento. “Trazer um curso como esses para o Amapá demonstra a preocupação da CI-Brasil em fortalecer o trabalho de formadores de opinião para expandir o conhecimento e as trocas de opiniões sobre experiências e caminhos para uma economia verde”, diz Domenich, ressaltando o exemplo do estado do Amapá, que tem mais de 70% do seu território em áreas protegidas, na conservação da biodiversidade.
 

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade