Fique por dentro

Siga nosso Twitter

Acesse nosso canal

Junte-se a nós no Facebook

Programa de Desenvolvimento Institucional abre inscrições

Programa de Incentivo ás RPPNs da Mata Atlântica lança Programa de Fortalecimento Institucional

São Paulo, 03 de dezembro de 2009

O Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica, coordenado pelas ONGs Conservação Internacional, Fundação SOS Mata Atlântica e The Nature Conservancy, está com inscrições abertas para o programa de desenvolvimento de capacidade institucional para organizações que atuam na conservação em terras privadas na Mata Atlântica.

Essa iniciativa tem como objetivo principal fortalecer o movimento e as entidades ligadas às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Além disso, o cumprimento das metas de conservação em terras privadas depende diretamente do apoio de organizações (associações, ONGs e órgãos públicos ambientais), que têm o papel de executar com eficiência o planejamento compartilhado e a capacidade de condução das discussões e decisões com diferentes atores.

É neste contexto que o Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica trata com alta prioridade o desenvolvimento das capacidades institucionais destas entidades para que o movimento cresça e consiga atingir as metas de conservação com a maior eficiência possível.

A estrutura do Programa de Fortalecimento Institucional prevê a realização de três oficinas, que terão como temas:
• Capacitação em Planejamento, Monitoramento e Avaliação
• Capacitação em Mobilização e Captação de Recursos
• Seminário de Planejamento Compartilhado para o movimento de conservação em terras privadas

Os objetivos principais do Programa são:

• Influenciar no desenvolvimento da cultura de planejamento participativo nas organizações que atuam na conservação em terras privadas;
• Aumentar a capacidade das organizações na mobilização e captação de recursos;
• Apoiar a construção da visão estratégica para a conservação em terras privadas na Mata Atlântica; e
• Contribuir com o surgimento de novas lideranças para o desempenho pleno do movimento.

Agenda:
As oficinas serão realizadas no primeiro semestre de 2010, com duração média de 3 dias cada uma delas. A primeira oficina será realizada no dias 9 a 11 de fevereiro em Itu – SP. A data das demais será divulgada em breve.

• A primeira oficina, Capacitação em Planejamento, Monitoramento e Avaliação,
será dividida em três momentos:

a) Capacitação Teórica – discussão e reflexão conceitual sobre termos e contextos de planejamento, monitoramento e avaliação;
b) Capacitação nas Ferramentas – principais ferramentas e técnicas de planejamento, monitoramento e avaliação para as práticas institucionais;
c) Atividade Prática – aplicação das ferramentas na prática com uma situação real.

A participação na segunda oficina está condicionada à realização de uma tarefa prática que será orientada pelo instrutor que ministrará a oficina.

Público alvo
Associações de RPPN e ONGs que atuam na conservação em terras privadas na Mata Atlântica.

Número de vagas
As vagas são limitadas a 30 participantes (um representante por entidade), que deverão participar das três oficinas. A seleção será feita de acordo com a área de atuação da entidade.

Inscrições e Processo Seletivo
Para participar do Programa, a entidade deverá se comprometer a participar dos três módulos e realizar as atividades práticas propostas pelos instrutores que ministrarão a capacitação. A referida organização deverá eleger um representante que participará dos três encontros.

Para se inscrever, a instituição deverá encaminhar formulário de inscrição indicando um representante para participar dos módulos de capacitação para o e-mail rppn@sosma.org.br até o dia 10/12/2009. Clique aqui para acessar o formulário.

Contato/informações
Mariana Machado
Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica
Telefone (11) 3055-7899
e-mail: rppn@sosma.org.br

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade