Fique por dentro

Siga nosso Twitter

Acesse nosso canal

Junte-se a nós no Facebook

Príncipe Charles recebe Prêmio Amigo da Floresta e do Clima

Iniciativa reconhece contribuição do Príncipe de Gales para a sustentabilidade dos povos da floresta e no combate às mudanças climáticas

Manaus, AM, 13 de março de 2009

A terceira edição do Prêmio Amigo da Floresta e do Clima concedido pela ONG ambientalista Conservação Internacional (CI) e Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), no âmbito do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima), foi entregue nesta sexta-feira (13) pelo Governador do Amazonas, Eduardo Braga, ao Príncipe de Gales em Manaus, durante sua visita ao Brasil. Na entrada do Palácio Rio Negro, sede histórica do Governo do Amazonas, o Príncipe de Gales recebeu o diploma que oficializa o prêmio.

O texto do diploma faz referência à relevante contribuição do Príncipe de Gales para a sustentabilidade dos povos da floresta e ao combate aos efeitos das mudanças do clima, através da iniciativa The Prince’s Rainforests Project. Esta iniciativa busca estabelecer um valor para os serviços de utilidade pública global proporcionado pelas florestas, identificar meios de incentivar esses serviços e trabalhar com os países detentores de florestas tropicais para desenvolver mecanismos de transferências que sejam sustentáveis, justos e verificáveis.

Reconhecer ações que contribuam para o combate efetivo aos efeitos das mudanças do clima, por meio de práticas sustentáveis e de valorização dos povos da floresta, é uma missão relevante na implantação da Lei de Mudanças Climáticas, Conservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, primeiro Estado da Federação a criar uma legislação nessa categoria. O prêmio Amigo da Floresta e do Clima está previsto no artigo 30 da Lei de Mudanças Climáticas do Amazonas.

Para Nádia Ferreira, secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), o Prêmio Amigo da Floresta e do Clima é um reconhecimento do Governo do Amazonas às pessoas que se destacam em defesa da conservação das florestas e do estímulo às discussões com as temáticas de mudanças climáticas, biodiversidade e serviços ambientais. “O retorno do Príncipe de Gales à Amazônia e o interesse de sua Alteza, em especial no Amazonas, demonstra o compromisso em contribuir com o desenvolvimento sustentável de nossa região”, destacou.

O vice-presidente para a América do Sul da Conservação Internacional, José Maria Cardoso da Silva, ressalta a importância do prêmio. "A entrega do Prêmio Amigo da Floresta e do Clima ao Príncipe de Gales valoriza seus esforços pela conservação da biodiversidade e no combate ao aquecimento global. Tais esforços refletem um envolvimento crescente das nações do hemisfério Norte que, cientes de seu poder, papel e influência, vêm priorizando as ações de combate às mudanças climáticas, favorecendo o cenário de uma melhor governança global em torno dessa questão.”

O prêmio, avalia José Maria Cardoso, também consolida o papel fundamental do governo do Amazonas na conservação do patrimônio biológico do estado, no que conta com a parceria da CI, a primeira ONG parceira do governo do Amazonas no processo de criação e implentação de áreas protegidas que forma a base da política ambiental inovadora adotada pelo estado.

                                    #   #   #

Edições anteriores do prêmio Amigo da Floresta e do Clima:

1 - Joseph Blatter – Presidente da FIFA
2 - Ricardo Teixeira – Presidente da Confederação Brasileira de Futebol - CBF

                                    #   #   #

Fotos estão disponíveis mediante solicitação.

                                    #   #   #

Informações para a imprensa:

Conservação Internacional (CI-Brasil)
Rafael Guedes
Especialista em Comunicação - Programa Amazônia
(91) 3225.3848 ou r.guedes@conservacao.org

Centro de Mudanças Climáticas do Amazonas
Assessoria de Comunicação da SDS
Carlysson Sena
(92) 8113.7923

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade