Fique por dentro

Siga nosso Twitter

Acesse nosso canal

Junte-se a nós no Facebook

Oficina de Comunicação aborda conservação da biodiversidade

Parceria entre Conservação Internacional, Veracel e Natureza Bela promove capacitação para representantes do Extremo Sul da Bahia

Eunápolis, 25 de outubro de 2007

Nos dias 25, 26 e 27 acontece, em Eunápolis (BA), uma oficina de capacitação em comunicação comunitária que reúne membros de associações comunitárias, órgãos governamentais, entidades não-governamentais e privadas envolvidos em atividades de conservação ambiental na região da Costa do Descobrimento e adjacências. O objetivo da oficina é o de abordar desde a teoria da comunicação, técnica e ferramentas até experiências práticas de produção de informativos e exposições fotográficas. O curso também traz um módulo técnico, com informações acerca da biodiversidade, riqueza e ameaças ao meio ambiente da área.

“Levantamos as expectativas e necessidades dos participantes para podermos definir quais atividades práticas seriam mais condizentes com a realidade da região”, explica Isabela Santos, diretora de comunicação da Conservação Internacional (CI-Brasil) e uma das facilitadoras da oficina. Sandra Damiani, consultora, e Marcele Bastos, especialista em comunicação do programa Mata Atlântica da CI-Brasil, também facilitam as atividades.

A necessidade da capacitação foi apontada durante a realização do workshop de planejamento participativo de comunicação e educação ambiental realizada em fevereiro de 2006, com foco na área de influência da Veracel que abrange 10 municípios baianos. A iniciativa faz parte da parceria entre CI-Brasil, Veracel Celulose e Natureza Bela. O intuito é formar potenciais multiplicadores da informação ambiental na região e fomentar a criação de redes e núcleos para a disseminação da causa ambiental.

Considerada um dos cinco hotspots de biodiversidade mais importantes do planeta - que são as áreas mais ricas em diversidade biológica e também as mais ameaçadas - a Mata Atlântica é um bioma prioritário para a conservação ambiental. Na Bahia, a perda da vegetação nativa foi ainda mais intensa. Restam apenas 3,5% da cobertura original do bioma na região. A situação é ainda mais crítica no extremo sul do estado, hoje com menos de 0,4% de remanescentes deste ecossistema.

##   ##   ##

CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL
A Conservação Internacional foi fundada em 1987 com o objetivo de conservar o patrimônio natural do planeta – nossa biodiversidade global – e demonstrar que as sociedades humanas são capazes de viver em harmonia com a natureza. Como uma organização não-governamental global, a CI atua em mais de 40 países. A organização utiliza uma variedade de ferramentas científicas, econômicas e de conscientização ambiental, além de estratégias que ajudam na identificação de alternativas que não prejudiquem o meio ambiente. No Brasil, a Conservação Internacional tem sede em Belo Horizonte(MG). Outros escritórios estão estrategicamente localizados em Brasília(DF), Belém(PA), Campo Grande(MS), Salvador e Caravelas(BA). Para mais informações sobre os programas da CI, visite www.conservacao.org

Veracel Celulose
A Veracel é um projeto integrado de produção de celulose, que inclui desde a formação da floresta até o escoamento da produção final, pelo Terminal Marítimo de Belmonte (BA). Sob o controle de dois acionistas – Aracruz Celulose S.A. (Brasil) e Stora Enso (conglomerado sueco-finlandês) –, iniciou suas operações industriais em maio de 2005. Sua fábrica está instalada entre os municípios de Eunápolis e Belmonte, no extremo sul da Bahia. Considerada uma das mais modernas do mundo, tem capacidade nominal de produção de 900 mil toneladas por ano. A empresa tem áreas em dez municípios baianos para as atividades florestais: Eunápolis, Canavieiras, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Mascote, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Em 2006, primeiro ano completo de operação industrial, a Veracel alcançou uma produção total de 976,3 mil toneladas de celulose (8% acima da capacidade nominal). Para mais informações, visite: www.veracel.com.br

Natureza Bela
O Grupo Ambiental Natureza Bela é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo a defesa, preservação e conservação do meio ambiente, a promoção do desenvolvimento sustentável, a educação ambiental, a promoção do voluntariado e a produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, além de incentivar a cultura e a educação. Para mais informações, visite o site www.naturezabela.org.br.

##   ##   ##

Contato: Marcele Bastos
Especialista em Comunicação
Telefone: (31) 3261 3889
Celular: (31) 9991-5089
m.bastos@conservacao.org

Rua Tenente Renato César, 78 – Cidade Jardim – CEP 30380-110

Belo Horizonte – MG – Brasil – Tel.: [31] 3261.3889

©2003 Conservation International do Brasil / Aviso Legal / Política de Privacidade